Livro de Cozinha da Infanta D. Maria
Este livro fala de D. Maria de Portugal (1538/ 1577 ), filha do Infante D. Duarte e neta de D. Manuel I.
A Infanta D. Maria, futura Duquesa de Parma era uma mulher conhecedora das ciências humanas, filosóficas e versada em línguas clássicas. Quando foi para se casar, levou em sua bagagem livros e manuscritos e dentre eles estava o seu livro de cozinha. Um manuscrito do século XVI. O livro original, fica na Biblioteca Nacional de Nápoles e tem a sua guarda juntamente com mais seis manuscritos quinhentistas portugueses.
A reprodução deste livro é feita todo em fac-símile integral. Este livro que também é chamado de " TRATADO " de cozinha, contém receitas culinárias e de doçaria, distribuídos em quatro cadernos.
São eles:
1º Caderno dos manjares de carne
2º Caderno dos manjares de ovos
3º Caderno dos manjares de leite
4º Caderno das cousas de conservas
Quando olho este livro, lembro o quanto eu quis te-lo . Estava preparando meu TCC, iria falar sobre a "Influência Gastronômica com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808 ", e foi nestas pesquisas de trabalho que acabei encontrando esta relíquia. Isso foi em 2010, levaria ainda 4 anos para eu adquiri-lo. Valeu à pena esperar, pois ter nas mãos um pedaço da história, da cultura e dos costumes de uma época tão longínqua é muito gratificante.
Livro de Cozinha da Infanta D. Maria
Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Nenhum comentário:
Postar um comentário