segunda-feira, 2 de março de 2015

Comedoria Popular


 Este livro exalta a culinária de um dos mais importantes capítulos da história brasileira, o "Ciclo Açucareiro", particularmente dos engenhos pernambucanos e as particularidades dos cardápios das fazendas e de algumas receitas que fazem parte do Patrimônio Cultural e Imaterial do estado.
A autora, Ana Claudia Frazão, gastrônoma, pesquisadora, docente em gastronomia, publicou seu primeiro livro em 2008 chamado Comedoria Popular: receitas, feiras e mercados do Recife, com uma tiragem de 8 mil exemplares. Esta segunda publicação intitulada Comedoria Popular: receitas, engenhos e fazendas de Pernambuco, dá continuidade à sua incansável pesquisa com o objetivo de perpetuar a cultura e a Gastronomia de Pernambuco. Neste livro ela conta que não conviveu muito tempo no campo, foi um período da infância onde ela teve o privilégio de morar na zona rural de Barreiros, município da Mata Sul de Pernambuco. Sua família tinha uma bela e confortável casa no distrito de Rio Una, importante zona da monocultura da cana-de-açúcar, nas décadas de 1950 e 1960.
Foi nesta época, que teve as primeiras lembranças dos cheiros e sabores do campo.
Este livro trás também  uma " escala cromática ", termo da própria autora, apresentando os grupos de fitonutrientes dos alimentos. Ela ressalta que a escala dos alimentos que compõem uma preparação agrega não só os aspectos nutricionais, mas também o apelo de unificação dos sentidos humanos - o tato, paladar, olfato, visão e audição.
Em cada receita do livro tem uma curiosidade ou uma dica.
Cada página virada vai fazer você viajar no tempo e lembrar de sua infância, seja pelo Rocambole de carne moída ou aquela Ambrosia que sempre tem um segredinho de família na hora de fazer.
Com belas fotos, histórias e comidas com o sabor da casa de nossas avós.

Livro Comedoria Popular
receitas, engenhos e fazendas de Pernambuco
Autora: Ana Claudia Frazão


Nenhum comentário:

Postar um comentário