quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Lila Covas - Histórias e receitas de uma vida


      Estava eu no shopping, quando entro numa lojinha muito bonitinha onde vendem produtos para cozinha, utensílios domésticos e decoração. Quando fui pagar minha compra, olho para o lado e reparo numa pequena e tímida estante de livros com preços populares.
    Sabe quando algo chama a tua atenção? Pois eu vi na última prateleira, lá embaixo um livro com uma capa linda, foto dos anos 40, em preto e branco e era um casal de noivos de mãos dadas na tradicional foto de cortar o bolo. O nome do livro? Lila Covas - Histórias e receitas de uma vida.
     Receita??? Imagina se não era, né? Rsrsrsrsrs...cozinheira é assim mesmo, tem dedo mágico.
     Comprei!!!!
     Um livro lindo, emocionante e com histórias relatadas por Florinda Gomes Covas, primeira dama da cidade e do Estado de São Paulo. Foi casada por mais de 50 anos com Mário Covas, seu grande amor e um dos políticos mais importante e ativos do país.   
     Neste livro podemos ver as significativas mudanças do Brasil, a ditatura militar e somando tudo isso, muitas histórias de coragem, alegrias, perdas, fé e superação. Também nos dá uma radiografia de como era a vida de uma família de classe média alta, numa época em que a mulher não tinha qualquer chance de opinar sobre suas vontades e que a mulher perfeita era ser uma excelente dona de casa. Bem que lendo este livro, vejo que pouca coisa mudou sobre este pensamento quadrado e machista...mas voltando ao livro... Dona Lila sempre teve o desejo de escrever um livro de receitas. Aqui os pratos são simples, saborosos, o que chamamos hoje de Confort Food.
     Tinha um caderno com várias receitas, que foram armazenadas por muitos anos e sempre que uma sobrinha casava, dona Lila presenteava com um caderno feito especialmente para este momento.

" Sabe um lugar onde fico calma? Na cozinha. Realmente adoro mexer nas panelas. Este é um local quase sagrado onde não se pode falar nada feio, principalmente enquanto se está cozinhando ".
Dona Lila

    E quando seu grande amor foi sequestrado e preso pela ditadura.

" E eu ia para a cozinha. Quem sabe cozinhando eu teria alguma idéia para sair daquela situação. Fiz nesta época algo que sempre condenei: Cozinhei chorando".

Dona Lila

  Sabe quando uma avó conta as histórias do tempo que ela era jovem, com todas as emoções descritas numa linguagem quase infantil de tão simples? Este livro é assim, por isso chorei e me emocionei. Foi uma grande surpresa para mim e espero que vocês tenham este mesmo sentimento quando folheá-lo também.
    


Livro: Lila Covas - Histórias e receitas de uma vida
Autora: Luci Molina
 Jornalista, foi repórter e apresentadora da rede Bandeirantes de rádio e televisão. Atuou como assessora de imprensa no governo Covas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário