terça-feira, 14 de outubro de 2014

Arte de Cozinha


Este foi o primeiro livro de receitas culinárias impresso em língua portuguesa. Datado de 1680, tem como autor Domingos Rodrigues, nascido em via cova, norte de Portugal.
Domingos Rodrigues começou a ser conhecido quando foi designado mestre de cozinha na corte de D. Pedro II e sua mulher, D. Maria Francisca de Sabóia, filha do Duque de Nemours, casa de quem o cozinheiro La Verenne já havia servido. Esta rainha já vinha de uma família conhecida por bons cozinheiros e adorava uma boa cozinha.
Arte da Cozinha era voltado para a elite que vinha em busca de prestígio social, algumas receitas são sequer inteligíveis, até mesmo para seus contemporâneos, pois o autor não era exatamente claro. Assim também era um tempo em que os livros eram destinados a ricos e " tinham em comum o fato de não se preocuparem nem com a indicação de medidas precisas, nem com a explicação das técnicas de cocção". Nesta reedição, foi mantida a linguagem o mais próxima possível dos originais, poucas coisas foram acrescentadas,e uma delas foi um glossário. Você já pode imaginar por que né?
 Também tem 31 receitas atualizadas e adaptadas pela Chef Flávia Quaresma.
Livro essencial na sua biblioteca Gastronômica, pois é de um material riquíssimo da importância da história da alimentação em Portugal no Brasil.


" Como gulodice, desde os nobres até os escravos, doces de todas as espécies, desde as mais delicadas conservas e confeitos até as mais grosseiras preparações de melaços, são devorados em grosso."

Escritora Maria Graham, que esteve no Brasil nos anos 1820 e registra o consumo.


Livro Arte de Cozinha
Autor Domingos Rodrigues









Nenhum comentário:

Postar um comentário