segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Receitas para Gastrónomos requintados


Tem um livro chamado " Cozinheiro dos Cozinheiros publicado em 1870 pelo editor português Paulo Plantier.
Plantier, homem culto e inteligente, conviveu com grandes personalidades literárias como:  Fialho de Almeida, Ramalho Ortigão, Bulhão Pato, Luciano Cordeiro, A. Teixeira de Vasconcelos, Júlio César Machado, só para citar os mais famosos. Todos compartilhavam o mesmo interesse pela Gastronomia.
Foi então que Plantier teve uma genial idéia de os convidar a participar nesse seu livro, pedindo a cada um uma ou mais receitas da sua autoria. O resultado não poderia ter sido melhor, pois o livro ganhou muito prestígio.O livro tem 1500 receitas descritas por 44 escritores portugueses.
E foi desta obra que saiu este pequeno capítulo que ele intitulou de "Inventadas e Executadas por Distintos Artistas e Escritores Portugueses".
Como fala na sinopse " Este livrinho é um mimo de aromas e sabores culinários- e, embora vindo do século XIX, fará ainda as delícias de todas as mesas". 
Um livrinho com mais de 60 receitas e todas elas vem com histórias, lembranças e poesias. Um livro de leitura leve, prazeirosa e que é uma jóia da gastronomia.


" Un cuisinier, quand je dine,
Me semble un être divin.
Qui du fond de sa cuisine
Gouverne le genre humain."

Désaugiers ( 1772 - 1827 ) Chansonnier e autor de Vaudevilles.


Livro Receitas para Gastrónomos Requintados
Inventadas e Executadas por Distintos Artistas e Escritores Portugueses
Autor Paulo Plantier













Nenhum comentário:

Postar um comentário