domingo, 10 de janeiro de 2016

Brasil




    Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial. Tem mais de 200 milhões de habitantes além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo.
     Estima-se que os primeiros seres humanos tenham ocupado a região que compreende o território brasileiro atual há cerca de 60 mil anos. Quando encontrado pelos Portugueses em 1500, estima-se que a costa oriental da América do Sul era habitada por cerca de dois milhões de nativos, do norte ao sul.
     A colonização foi efetivadamente iniciada em 1534, quando D. João III dividiu o território em doze capitanias hereditárias.
     No final de 1807, forças espanholas e napoleônicas ameaçavam a segurança de Portugal continental, fazendo com que o Príncipe Regente D. João VI, em nome da Rainha Maria I, transferísse a corte real de Lisboa para o Brasil.
    A língua  oficial do Brasil é o português , que é falado por quase toda a população e é praticamente o único idioma usado nos meios de comunicação, nos negócios e para fins administrativos.
    O núcleo na cultura é derivado da cultura Portuguesa, por causa dos fortes laços com o Império Colonial Português. A cultura contudo, foi também fortemente influenciada por tradições e culturas africanas, indígenas e européias. Alguns aspectos da cultura brasileira foram influenciadas pelas contribuições dos Italianos, Alemães e outros imigrantes europeus que chegaram em grande número nas regiões sul e sudeste do Brasil.
    A arte brasileira tem sido desenvolvida desde o século XVI, em diferentes estilos que variam do Barroco para o Romantismo, modernismo, expressionismo, Cubismo,surrealismo e abstracionismo.
   O cinema brasileiro remonta ao nascimento da mídia no final do século XIX.
   A música do Brasil se formou, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e escravos.
   A literatura brasileira surgiu a partir da atividade literária incentivadas pelos Jesuítas após o descobrimento do Brasil Séc. XVI. Na literatura podemos citar José de Alencar, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Cecília Meireles.
  O futebol é o esporte mais popular no Brasil. A seleção Brasileira de Futebol, foi a única no mundo a participar de todos as edições de Copa do Mundo Fifa.







   Na gastronomia, a cozinha brasileira varia muito com a região, refletindo a combinação de população nativa e de imigrantes pelo país. Isto criou uma cozinha Nacional marcada pela preservação das diferenças regionais. O exemplo disso é a Feijoada, considerado o prato nacional do país, e os alimentos regionais como o Vatapá, Moqueca, Polenta, Pão de queijo e Acarajé.
  Ingredientes usados pela primeira vez pelos povos indígenas no Brasil, foi a mandioca, guaraná, açaí, cumaru e tacaná.





   Os imigrantes europeus ( principalmente Portugal, Itália, Alemanha e Suíça ) estavam acostumados  a uma dieta a base de trigo  e introduziram vinho, hortaliças e produtos lácteos. Quando não tinham batatas disponíveis, descobriram como usar a macaxeira. O Brasil tem grande variedade de doces, como brigadeiro, quindim. A bebida nacional é o café, e a cachaça é uma bebida destilada nativa do Brasil a partir da cana-de- açúcar é o ingrediente principal do coquetel nacional, a caipirinha.




       O cachorro- quente no Brasil chegou por volta de 1926, pelo empresário Francisco Serrador. Ele idealizou a famosa Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro e lançou o cachorro-quente nos seus cinemas. 
       A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928 a marchinha de carnaval " Cachorro- quente ".


Marchinha Cachorro-quente
Lamartine Babo



Comer
Cachorro quente lá no bar
Por certo a moda vai pegar
Por não ser vulgar...
Comer
Vai toda a gente ao " quarteirão "
Pois a linguiça em profusão
Pra comer com pão...

Que bom lamber...
Trincar...comer...
Um cachorrinho tentador
No "Quarteirão do Serrador"

Comer
É bem melhor do que beber,
Pois dá sustância e faz crescer
Todo e qualquer ser...

Comer
É verbo bom de conjugar
Quando queremos conquistar
Um " pirão " no bar...


       Mas aqui no Brasil popularizou-se em 1945, depois da segunda Guerra Mundial, quando o país passou a sofrer grande influência da cultura americana.
        Na década de 60, o cachorro-quente era grande moda entre jovens paulistanos.
        Na rua Augusta, ponto de encontro mais badalado da cidade, funcionava a lancheria " Hot Dog", famosa por seus toldinhos riscados de vermelho e branco.
        Para acompanhar, nada de recheios exagerados, apenas os tradicionais ketchup e mostarda.
         Assim como no exterior, aqui no Brasil existem muitas versões e opções de ingredientes e formatos. No Rio de Janeiro, por exemplo, é colocado passas de uva e ovo de codorna, algumas regiões é usado purê como ingrediente, no Sul e o sudoeste a cultura é de prensar os lanches.
       Osasco ( SP ) é considerada a capital do cachorro-quente, existe até campeonato sobre o assunto.

Footlong Brasileiríssimo

Nesta semana faremos o Footlong Brasileiro.                                                  
 Ele vem com um pão longo, salsicha tipo Frankfurt ou linguiça defumada, molho vermelho, homus de milho doce e limão siciliano, bacon, ervilha,queijo ralado, batata palha, maionese, ketchup e mostarda.






Nenhum comentário:

Postar um comentário