domingo, 24 de janeiro de 2016

Colômbia






    Colômbia, oficialmente a República da Colômbia, é um país situado no noroeste da América do Sul. A Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela e Brasil, ao sul com Equador e Peru, para o norte com o mar do Caribe, ao noroeste com o Panamá, e a oeste com  Oceano Pacífico. A Colômbia também tem fronteiras marítimas com a Venezuela, Jamaica, Haiti, Republica Dominicana, Honduras, Nicarágua e  Costa Rica. Com uma população de mais de 47 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29 maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil.
    O território do que hoje é chamado de Colômbia, foi originalmente habitada por povos indígenas, incluindo o Muisca, Quimbaya e Tairona. O espanhol chegou em 1499 e iniciou um período de conquista e colonização.
    A Colômbia é etnicamente diversa, o seu povo descendente dos nativos habitantes, espanhol colonos, africanos originalmente trazidos ao país como escravos, e do século 20 imigrantes da Europa e do Médio Oriente, todos contribuindo para uma herança cultural diversificada.
   Ecologicamente, a Colômbia é considerada um dos 17 países do mundo megadiversos, e destes, a maior biodiversidade por quilômetro quadrado. A Colômbia tem um poder médio, com a quarta maior economia da América Latina.
   A geografia da Colômbia é caracterizada por seis principais regiões naturais que apresentam suas próprias características únicas, a partir da Cordilheira dos Andes, região compartilhada com o Equador e Venezuela; a região costeira do Pacífico compartilhada com o Panamá e Equador; a região costeira do Caribe compartilhada com Venezuela e Panamá; os clanos  ( planícies ) compartilhados com Venezuela e a Floresta Amazônica, região compartilhada com Venezuela, Brasil, Peru e Equador.  







   
 Colômbia encontra-se  no cruzamento da América Latina e do continente americano mais amplo, e como tal tem sido atingida por uma ampla gama de influências culturais.
    A literatura colombiana remonta à era pré-colombiana; um exemplo notável do período é o poema épico conhecido como o " Legend of Yurupary ". A colômbia é pátria de diversos escritores de renomes internacional, destacando-se entre estes Gabriel Gárcia Márquez, Prêmio Nobel da Literatura, autor do livro Cem anos de Solidão, O amor no tempo do cólera.



    
   A arte colombiana tem mais de 3000 anos de história. A evidências arqueológicas de cerâmicas sendo produzidas anteriormente na Colômbia do que qualquer outro lugar nas Américas, datadas tão cedo quanto 3000 A. C.
   Durante os séculos 16 a 18, o catolicismo espanhol tinha enorme influência na arte colombiana, e do popular estilo barroco foi substituído por Rococó com a chegada dos Bourbons na coroa espanhola.  Em 1940 começou o movimento Murial, com os neoclássicos, características de Art Deco.
   Ainda temos Fernando Botero e Omar Rayo que são provavelmente os mais conhecidos artistas colombianos na cena internacional.




  
   A Colômbia é berço de diversos gêneros musicais, tais como a Cúmbia, o Bambuco, e o Vellenato. Os diferentes gêneros de música popular de Colômbia são influenciados por elementos espanhóis, ameríndios e africanos, bem como outras correntes da América Latina que tem feito da música colombiana uma das mais ricas da região, levando ao reconhecimento vários de seus artistas.


    Na gastronomia uma cozinha variada é influenciada por sua diversidade de fauna e flora, bem como as tradições culturais dos grupos étnicos.
    Alguns dos ingredientes mais comuns são: Cereais, como arroz e milho, tubérculos, como batata e mandioca; variados legumes, carnes, peixes e frutos do mar. Também dispõe de um variedade de frutas tropicais, como groselha, fruta do dragão, goiaba, maracujá, etc.
    Os aperitivos mais representativos são patacones ( banana verde frita ), Sancocho de Gallina ( sopa de frango com vegetais de raíz ) e Ajiiaco ( batata e sopa de milho ).




    Os alimentos orgânicos é uma tendência atual nas grandes cidades, embora,  em geral em todo o país os frutos e vegetais são muito naturais e frescos.
   

  A Arepa com chorizzo é um fast-food na Colômbia.





     As sobremesas são:  Cocadas, bolo de Maria Luíza, torta de natas. Molhos típicos ( salsas ) são Hogao ( tomate e cebola ) e de estilo colombiano  Ají.

   
     As bebidas são o café, Chamús ( Mistura de abacaxi, lulo, canela, cravo, folha de laranjeiras e farinha de milho, Cholado, suco cana, aguardente, chocolate quente e suco de frutas frescos ( muitas vezes feito com açúcar e água ou leite ).





     E a Colômbia também tem seu Hot Dog!
     Medellin, possui muitas opções gastronômicas e  como outras cidades do mundo, tem cachorro- quente nas ruas.
     O Perro Caliente Colombiano vem com uma mistura de sabores incríveis, indo desde o Coleslaw a salsa de abacaxi.
     
   E a Fabulosa Fabete irá proporcionar esta delícia, de sabor peculiar, refrescante e irresistível!


Footlong Colômbia:

Ele vem com um pão longo, salsicha tipo Frankfurt ou linguiça defumada, maionese de alho, Ketchup, coleslaw ( repolho roxo, cebola, cenoura, temperos, maionese e creme de leite ), salsa de abacaxi, salsa rosada (molho Rosé ), mostarda e batata chips quebrada por cima.













  

Nenhum comentário:

Postar um comentário