domingo, 21 de fevereiro de 2016

Islândia


   


     É um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico norte. O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados. A sua capital e maior cidade é Reiquiavique. O povoamento da Islândia começou em 874.



     A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais.
   
    O clima da costa da Islândia é oceânico subpolar, ou seja, possui verões frescos e curtos e invernos suaves com temperaturas que não descem abaixo dos -3 C.
    De acordo com registros datados do Séc. XII, Islândia já foi um país coberto por florestas que se estendiam do alto das montanhas até a costa do mar. Entretanto, a chegada dos seres humanos perturbou esse delicado ecossistema.
    Em relação a vida animal, os animais selvagens nativos mais comuns são os mamíferos aquáticos e as aves. O único mamífero terrestre existente antes da ocupação humana era a raposa- do - ártico, que provavelmente caminhava sobre o oceano congelado durante a última Era do gelo.






   A língua oficial da Islândia é o Islandês, um idioma descendente da língua nórdica antiga que, por sua vez, é uma das línguas germânicas.
   A principal religião islandesa é o luteranismo, que pertence a doutrina protestante.

  O turismo está entre os setores que mais crescem na economia islandesa. Na última década, o número de turistas aumentou em mais de cem por cento.
  A Islândia possui as mais diversas atrações turísticas. As características naturais, principalmente os mais peculiares como as Gêiseres, as piscinas quentes de lama e os glaciares atraem muitos visitantes. Uma das principais atrações é a Lagoa azul, famosas por suas propriedades terapêuticas. Na Islândia, estão dois patrimônios mundiais declarados pela UNESCO, o primeiro deles é o parque nacional de Pingvellir, o segundo é a Ilha de Surtsey.

  A cultura islandesa possui suas raízes nas tradições nórdicas e sua literatura é reconhecida principalmente por suas sagas e Eddas, que foram escritas durante a Idade Média. Também existem algumas crenças tradicionais que continuam em vigor até hoje; um exemplo é o fato de alguns islandeses acreditarem em ELFOS ou pelo menos não estão dispostos a descartar sua existência.

  A literatura islandesa começou a ser criada pelos habitantes a partir do Séc. IX, com as principais povoações. As obras mais famosas neste período são as sagas medievais, escritas entre os Séc XII e XIV, cujos autores são na sua maioria desconhecidos.

  A história das artes visuais na Islândia é relativamente curta em relação a da literatura, somente na primeira metade do Séc. XX que os primeiros artistas começaram a aparecer.

  Historicamente a música islandesa esteve sempre associada com a religião. Por isso era muito comum a apresentação de corais em escolas, igrejas e reuniões da comunidade, e essa tradição existe até hoje.
   As canções cantadas por corais tem sua origem nas obras produzidas nos Séc. XIII e XIV, com os tradicionais poemas rimados, conhecidos como rímur.
   O mundo começou a conhecer a nova música vibrante no Séc XX com a banda de rock alternativo Sugarcubes, liderada pela cantora Björk, que se tornou a cantora mais famosa da Islândia.

   A culinária islandesa é conhecida pela utilização de produtos frescos, livres de agrotóxicos. Seus peixes são renomados pela pesca responsável e pelos elevados padrões de qualidade.
  Dentre alguns produtos populares no país destacam-se a carne de cordeiro, famosa pela maciez e sabor, o Skyr, um laticínio parecido com iogurte. Como em outros países, lanches rápidos se tornaram populares e um dos pratos mais populares e baratos é o Pylsa, uma espécie de cachorro quente. Alguns alimentos peculiares islandeses incluem salsichas feitas com fígado e sangue de carneiro e peixes desidratados que são usados em refeições leves. Em um certo período do ano, entre janeiro e fevereiro, é tradição o consumo de alimentos que os antigos islandeses comiam. Essa comida, possui diversos ingredientes de origem animal, como cabeça de ovelha chamuscada, cordeiro defumado, chouriço de fígado e várias carnes curadas, como testículos de carneiro, peito de cordeiro e nadadeiras de focas.







      E o nome dele é Pylsa!!!
      O Pylsa Islandês, de acordo com os moradores é o melhor do mundo. Na Islândia, as salsichas não são apenas feitas de suíno e bovina, mas também de cordeiro, que o que os torna tão deliciosos. A melhor parte do Pylsa são as coberturas, que são sempre a mesma ( embora você possa escolher ), cebola crua, cebolas fritas crocantes, ketchup, mostarda picante e remoulade.
  
  E inspirado na Islândia este será o próximo Footlong hot dog da semana!

   


















Nenhum comentário:

Postar um comentário