domingo, 14 de fevereiro de 2016

México


    



    Oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal localizada na América do Norte. Com um território  que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o México é o quinto maior país das Américas por área independente do mundo com uma população estimada em 118 milhões de habitantes.




    A cultura do México reflete a complexidade da história do país, resultante da fusão gradativa que começou na era dos poucos laços culturais pré- colombianos e espanhóis. Este intercâmbio cultural foi construído durante os três séculos de colonização espanhola, deixando profundas marcas na religiosidade e demais expressões culturais. Após o rompimento político no início do séc. XIX, os mexicanos receberam da África e Ásia ( em menor proporção ) e, especialmente dos Estados Unidos ( devido à proximidade territorial ).







   As artes plásticas no México contam com a enorme riqueza herdada das antigas civilizações indígenas. Apesar da destruição sistemática do seu patrimônio artístico, monumentos e símbolos pré- colombianos efetuados nos tempos da colônia, os sítios arqueológicos pesquisados e por pesquisar são muitos e de grande interesses.
   No séc. XX, esta alcançou renome mundial graças a artistas que exprimiam a crítica social nos seus trabalhos, como os muralistas : David Alfaro Siqueiras, José Clemente Orozco e Diego Rivera. Ao lado de Rivera, mas com independência artística , esta Frida Kahlo, cuja obra se apresenta repleta de sentimento e dor, sendo ela própria o tema central da sua pintura.


   O cinema no México se dá no início do séc. XX, quando vários entusiastas do novo meio documentaram acontecimentos históricos - em especial a revolução mexicana - e produziram alguns filmes que só recentemente foram descobertos.
  
   As raízes musicais estão firmados na herança cultural deixadas pelos povos pré- hispânicos. A música tradicional do país por excelência é o chamado SON ( "som" em português ), cuja origem está no interior rural do país. A canção " ranchera ", ao lado do chamado "SON" e da música " MARIACHI ", acabou por formar a música tradicional mexicana.




   A cultura literária pré- hispânica era transmitida por tradição oral, pelo que pouco se conservou. Desse período, o escritor mais conhecido é o rei- poeta Nezahualcoyoti.

  Entre as tradições regionais e nacionais mais características encontram-se o Dia da virgem de Guadalupe ( 12 de dezembro ) e Dia dos mortos ( 02 de novembro ), celebração dos Fiéis Defuntos e de todos os Santos.



   Na gastronomia Mexicana, em termos de sabores e texturas,é uma das mais ricas do mundo. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
    A culinária Mexicana é fortemente influenciada pelas culturas indígena e européia, muito da culinária Mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. 
    Dentre os pratos mais populares estão: Taco ( tortilla a base de milho ), Enchilada ( panqueca de milho recheada com carne, feijões e molho Piripíri e queijo ralado), Tamal (uma massa a base de milho, que pode ser cozida a vapor) e Pozole ( sopa ou guisado feito de milho da variedade cacahuacintle, com carne de porco ou galinha.) O Pozole em uma pesquisa  foi o segundo prato mais popular entre os mexicanos.
   Os ingredientes mais tradicionais são o milho, feijão, tomate, abacate, cacau e extensa variedade de pimentas. As bebidas destacam-se o Mezcal (alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do Agave. A diferença desta bebida para tequila é por ser mais rústica é destilada normalmente uma só vez.) Uma curiosidade é o antigo costume de algumas marcas introduzirem a larva de uma borboleta chamada de gusano dentro das garrafas. A regra é que o indivíduo que tomar o último gola da garrafa tem que comer o pequeno verme.
   A gastronomia Mexicana foi reconhecida como Patrimonio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 16 novembro de 2010.






  O México também tem seu Hot Dog e este evoluiu muito desde a sua chegada em La Paz nos anos 70.
 Ao longo do México, existem cachorros-quente, mas em especial em La Paz foi dado características específicas. O pão feito de uma maneira especial, salsicha Frankfurt e bacon envoltos e o creme.
 Alguns ainda são colocados feijões, guaca-mole, queijo amarelo, champignon, tomate, cebola e alface.

   A Fabulosa Fabete selecionou alguns destes ingredientes e nesta semana faremos um  Footlong Hot Dog Mexicano.
 Teremos o pão longo, salsicha tipo Frankfurt ou Linguiça defumada, bacon na chapa, Guaca-mole, nachos quebrados e cebolinha.




Hasta Pronto!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário