sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Ira das Berinjelas




Título Original: The Anger of Aubergines - Stories of women ando food
Autor ( a ) : Bulbul Sharma
Editora: Tinta negra
Páginas : 182
ISBN: 978-85-63876-32-4

A autora indiana conhecida dos foodies, gourmets, chefs e apreciadores da boa literatura gastronômica, Bulbul Sharma nos conduz por um universo de aromas, condimentos e paixões. Cardamomo, feno grego, cominho e açafrão são algumas das especiarias presentes nas panelas das histórias da Ira das Berinjelas.

Em " Pote de ouro ", uma menina anseia pelas compotas da avó. "Ensanduichado" apresenta um homem vítima da vontade de servir de sua mulher e de sua mãe. " Apetite constante" mostra as dificuldades de uma jovem viúva em manter os jejuns sagrados. Em "Nada doce", temos um banquete de quitutes na famosa Festa das Luzes.

Esses ingredientes compõem o mosaico de temperos e desilusões que espalham nestas páginas o sabor exótico da Índia. Em paisagens de sonho ou dentro da realidade crua de um país de contrastes, Bulbul Sharma faz um convite ás delícias da leitura e aos prazeres da mesa, e apresenta ao fim de cada história receitas indianas que incrementam ainda mais suas palavras.

Com histórias deliciosas e exuberantes, A Ira das Berinjelas é uma viagem gastronômica e literária para devorarmos à mesa, com água na boca.


 Mulheres falando alto, se fazendo de vítima, gesticulando sem parar. Pensou que só uma família típica italiana era assim, né? Mas não, as indianas também são. A melhor palavra a ser colocada aqui é " Melodrama ".
Tudo gira em volta da comida, tem que se ter o domínio da Arte Culinária, assim, todas as portas estão abertas e tudo fica auspicioso, desde encontrar um marido para a filha, ser a preferida da sogra e em alguns casos acreditam que dependendo da comida irão para um lugar melhor depois da morte, isso tudo se for aprovada pelo sacerdote, que é o convidado que pode conseguir alguns pontos positivos no esquema de mérito celestial.

No final de cada história tem uma receita, dá até para sentir o cheiro de cada uma, pois as especiarias é um dos bens mais preciosos deste país. Peguei uma receita e preparei (ARROZ COM TOMATE E ALHO PORÓ ), e se tiverem oportunidade também façam, pois isso é muito legal, curtir e sentir um novo sabor, com temperos que não fazem parte do nosso dia a dia.
 Não estar na Índia, mas ter um pedacinho dela na nossa boca, aprender sua cultura, onde mulheres ainda são consideradas inferiores aos homens, onde ainda são submetidas a casamentos arranjados, talvez, quem sabe, a culinária seja uma das suas maiores alegrias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário