sábado, 19 de novembro de 2016

Les Dîners de Gala


    Este livro foi um achado na Estante Virtual, pois além do valor estar muito abaixo, este exemplar é um dos originais com o selo da editora Felice, vocês devem imaginar a minha alegria de te-lo em minhas mãos.

   Salvador Dalí é o típico " ame ou o odeie ". Eu amava, seu jeito irreverente e excêntrico, mas me aprofundando um pouco mais na sua biografia, percebi que amava o artista e não a pessoa que era.

  O nome de Salvador Dalí era: Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, e ele era o 1º Marquês de Dalí de Pubol.
   Nascido e falecido em Figueres Catalunha, na Espanha (1904 a 1989 ). Combinou imagens Bizarras, oníricas, um comportamento teatral, excêntrico, extravagantes, sempre chamando a atenção.
   Aos 30 anos foi preso por pedofilia de incapazes, apoiou regime autoritário de Francisco Franco na Espanha e fez parte do Partido dos nazistas durante a 2ª guerra mundial. Era um verdadeiro gênio produziu mais de 1500 quadros, além de ilustrações para livros, litografias, cenários, trajes para cenário, esculturas e tem até cartas de Tarot com suas pinturas.





  No livro LE DINERS DE GALA, Dalí já fala no começo do livro:

"  Gostaríamos de afirmar claramente que, começando com as primeiras receitas, Les Dîners de Gala, com seus preceitos e suas ilustrações, é exclusivamnete dedicado aos prazeres do paladar. Não procure fórmulas dietéticas aqui.
   Temos a intenção de ignorar esses gráficos e tabelas em que a química toma o lugar da Gastronomia. Se você é um discípulos de um dos contadores de calorias que transformam a alegria de comer em uma forma de punição, feche este livro de uma vez; ele é muito animado e muito agressivo, e muito impertinente para você ".





  Publicado originalmente em 1973 e com gravuras e pinturas de Dalí intensamente eróticas, os doze capítulos cobrem, cada um, uma classe específica de pratos, todos claro, com toques surreais, seja nas receitas ou na estética e totaliza 136 receitas.
  Fez o livro em homenagem a sua esposa Gala - ela 10 anos mais velha, uma Russa, controladora, e também porque seriam receitas para jantares de gala. Inclusive tem o capítulo 10 intitulado " EU COMO GALA ", seriam receitas afrodisíacas, rsrsrsrs.






  " Quando tinha seis anos de idade, eu queria ser um cozinheiro " - Salvador disse uma vez. Mas foi lá pelos sessenta anos que ele resolveu canalizar esse desejo em um livro maravilhoso e raro.

  Um de seus pratos favoritos  e menos surreal era lagosta e peixes em geral. Os pescados eram sempre trazidos por nativos da região de Cadaqués. No livro pode-se encontrar pastéis de sapo até vitela recheadas com caracóis.

  
                              
                                        Livro Les Dîners de Gala
                                               Salvador Dalí
                                     
  












Nenhum comentário:

Postar um comentário