quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

El Libro de Doña Petrona


Este livro de receitas  já vendeu mais de 3 milhões de cópias, já esta na sua  102 edição e já foram traduzidas em oito línguas.
Doña Petrona C. de Gandulfo, Argentina da cidade de Santiago del Esteio, é  considerada a mestra da culinária de gerações de Argentinos,  é um mito no país e em todas as casas há seu livro.
Aos 30 anos, junto de seu marido Gandulfo, emigraram para Buenos Aires em busca de um futuro melhor. Logo o marido começou a trabalhar no correio, mas uma enfermidade fez com que fosse afastado do trabalho, em consequência, Petrona teve que cuidar de tudo.
Nesta época o que estava em alta era a cozinha a gás e Petrona foi uma das primeiras "demonstradoras" que contratou a companhia de gás de Buenos Aires. Também escreveu um livro sobre o assunto, que foi editado pela fundação Metrogas e assim começa os primeiros passos de Doña Petrona.
Em 1933 editou " El Libro de Doña Petrona, é uma enciclopédia de receitas e sugerências sobre cozinha. Muitas de suas receitas se mantém vigentes, mesmo com grandes mudanças ocorridas na sociedade.
 Começou na TV em 1952 e 1960 tinha o seu programa chamado " Buenas Tardes, Mucho Gusto", ela e sua inseparável assistente "Juanita", conquistaram a audiência e varias gerações de argentinos aprenderam a preparar suas empanadas, canelones, alfajores, budines, doces, etc.
Tinha o hábito de beber pela manhã e a noite um copo de whisky on the rocks, fumou até os 87 anos e faleceu em 1992 aos 95 anos.
O mais interessante é que numa entrevista falou que nunca teve intenção de cozinhar e que a motivação foi sempre a independência econômica.
Na verdade Doña Petrona é a Julia Child Argentina rsrsrsrs.
Hoje na Argentina existe um programa chamado " Doña Petrona  por Narda", é de uma chef de cozinha muito conhecida em Buenos Aires, a cada programa ela  faz uma releitura de suas receitas.




El Libro de Doña Petrona





Nenhum comentário:

Postar um comentário