domingo, 13 de dezembro de 2015

Estados Unidos




    Os Estados Unidos são um país desenvolvido e formam a maior economia nacional do mundo.
    Sua economia é alimentada pela abundância de recursos naturais, por uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade.
    Os Estados unidos são uma nação multicultural, de uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores. Além das já pequenas populações nativas americanas e nativas do Havaí, quase todos os americanos ou os  seus antepassados emigraram nos últimos cinco séculos. A cultura em comum pela maioria dos americanos é a cultura ocidental em grande parte derivada das tradições de imigrantes europeus, com influências de muitas outras fontes, tais como as tradições trazidas pelos escravos da África.
   As mulheres na sua maioria trabalham fora de casa e recebem a maioria dos diplomas de bacharel.
   Barack Obama foi o  primeiro negro assumir a presidência da República em toda história dos EUA.



    Os Estados Unidos concentram uma grande quantidade de pontos turísticos e culturais interessantes. Podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de todos os tipos de turistas. São centenas de museus, parques, monumentos históricos, arquitetura antiga e moderna, aquários, zoológicos, parques de diversões e muito mais.





   Nos esportes, desde o final do século XIX, o beisebol é considerados como o esporte nacional, enquanto o futebol americano, o hóquei no gelo e o basquete são outros três grandes esportes de equipe profissionais. As ligas universitárias também atraem grandes audiências.

   A primeira exposição comercial de filme do mundo foi feita em Nova Iorque em 1894, usando o cinetoscópio de Thomas Edison. No ano seguinte foi feita a primeira exibição comercial de um filme projetado, também em Nova York, e os Estados Unidos estavam na vanguarda do desenvolvimento do cinema sonoro nas décadas seguintes.
  O filme Cidadão Kane ( 1941 ) de Orson Welles é frequentemente citado como o melhor filme de todos os tempos. Atores cinematográficos americanos como John Waine e Marilyn Monroe se tornaram figuras icônicas, enquanto o produtor/ empresário Walt Disney foi um líder em filmes animados e de Merchandising. Os americanos são os maiores espectadores de televisão do mundo.




   Os estilos rítmicos e vocais da música negra americano influenciaram profundamente a música americana em geral. Elementos da música folclórica, como Blues, foram aprovadas e transformadas em gêneros populares com público global. O jazz foi desenvolvido por artistas inovadores, tais como Louis Armstrong e Duke Ellington no início do século XX. A música Country foi desenvolvida na década de 1920, e o rhythm and blues na década de 1940. Elvis Presley e Chuck Berry foram um dos pioneiros do rock and roll em meados dos anos 1950. Em 1960. Bob Dylan surgiu a partir do american folk music revival para se tornar um dos compositores mais célebres do país e James Brown liderou o desenvolvimento do funk.


   No século XVIII e início do século XIX, a arte e a literatura americana tinham a maioria das suas influências da Europa. Escritores como Nathaniel Hawthorne, Edgar Allan Poe e Henry David Thoreau estabeleceram uma voz literária americana distinta em meados do século XIX. Mark Twain e o poeta Walt Whitman foram figuras importantes na segunda metade do século. Algumas obras são consideradas sínteses dos aspectos fundamentais da experiência nacionais e caráter, como Moby Dick ( 1851 ) de Herman Melville, As aventuras de Huckleberry Finn ( 1885 ) de Mark Twain e The Great Gatsby ( 1925 ) de F. Scott Fitzgerald, obra apelidada de " Great American Novel ".

  Na gastronomia as principais artes culinárias são semelhantes as de outros países ocidentais. 
  O trigo é o principal cereal. A cozinha tradicional americana utiliza ingredientes como peru, veado, carne de cervo, batata, batata doce, milho, abóbora e xarope de bordo, alimentos utilizados pelos povos nativos americanos e pelos colonizadores europeus. Carne de porco lentamente cozida e churrasco , batata frita e cookies de chocolate são pratos distintamente americanos. A Soul Food, desenvolvida por escravos africanos, é popular em todo o Sul e entre muitos afro-americanos em todo o país, assim como a culinária criola da Louisiana, Cajun e Texmex, é regionalmente importante.
  Pratos característicos como a torta de maçã, frango frito, pizza, hambúrgueres e cachorros-quentes decorrem das receitas de diversos imigrantes. Americanos geralmente preferem café a chá.






  Nesta semana o nosso Footlong será o Hot Wiener, originário dos Estados Unidos, da região Providence, Rhode Island.

Pão longo, salsicha tipo Frankfurt ou linguiça, chilli, mostarda escura, cebola e pó de aipo.

   

   
















Nenhum comentário:

Postar um comentário