segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Itália



ITÁLIA


    
     Itália, oficialmente República Italiana, é uma república parlamentar unitária no centro sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas do Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano. Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior da Itália. Tem clima temperado Sazonal e é a quinta nação mais populosa da Europa e a 23 do mundo.
    Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como a capital do Império Romano e com sede da Santa Sé.
    A população da Itália remonta aos tempos pré-históricos, época da qual foram encontradas importantes vestígios arqueológicos.

   A língua italiana tem sua origem no Latim, língua oficial do Império Romano. Porém existem vários dialetos na Itália como, por exemplo, o sardo, o napolitano e o toscano.

   A Itália tem uma rica tradição musical, pois foi um dos principais berços da Ópera, com destaque para compositores como Rossini, Puccini e Verdi. Atualmente a música pop italiana e o estilo romântico fazem muito sucesso dentro e fora do país.

   Cidade repleta de Museus a céu aberto. A arte romana e renascentista se destacam no país. Uma gama de gênios, podendo citar Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Michelangelo.

    Os italianos amam o futebol, chamado por lá de Cálcio. São torcedores fervorosos e apaixonados.

    O cinema é muito valorizado na Itália, que já produziu filmes ganhadores de vários prêmios internacionais. O gênero principal é a comédia. Os anos dourados do cinema italiano foram nas décadas de 1950 e 1980. Podemos destacar neste período cineastas como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Sergio Leone, Michelangelo Antonioni e Dario Argento.

   Outro forte aspecto da cultura italiana é a moda. O país é considerado um dos principais polos de produção de moda do mundo com destaque para a cidade de Milão. A Vogue Itália é considerada uma das principais revistas de moda da atualidade. Podemos destacar estilistas italianos famosos como Giorgio Armani, Versace, Gucci, Valentino, etc.






   E a culinária???
   Esta é uma das mais famosas do mundo. Os pratos típicos são as massas, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A pizza é uma das marcas registradas da sua culinária. Muito molho de tomate, muito manjerição, alho.
   Um dos queijos mais consumidos na Itália é a Mozarela. A verdadeira, feita na Itália, usa como base o leite de búfala. Tem ainda o presunto de Parma, o aceto balsâmico de Modena, e muitas outras delícias.
 Os italianos gostam muito de fazer suas refeições na rua, e um dos lanches favoritos é a pizza, que em muitas cidades italianas é comida de forma dobrada. 
  Outra comida de rua comum na Itália é chamada Piadina, originária da região nordeste da Itália chamada de Emília Romagna. Conhecido como pão de frigideira. No face da  Fabulosa Fabete, tem um vídeo e fotos desta comida de rua para quem quiser saber ou mesmo preparar em casa.




  Morei por um período na Itália, em Roma para ser exata, pois foi a cidade que eu e meu amigo tínhamos escolhido para morar, mas logo que chegamos tivemos a certeza que não seria lá. Saímos daqui achando que encontraríamos Italianos tipo brasileiros, mas acabamos encontrando italianos muito diferentes, pelo menos foi essa a impressão que tivemos. Não fazem questão de turistas, são grosseiros em tratar as pessoas. Estudei um ano de italiano aqui e lá, e acreditem, falei mais italiano em Londres que na Itália rsrsrsrs. Mas teve seu lado bom, amigos que fiz, conhecer uma nova cultura, a Fontana di Trevi que é um desaforo de tanta beleza, minha preferida, o Coliseu, é tudo muito lindo e muita história.
    Se eu voltaria em Roma?
    Claro!!! Mas com uma visão bem diferente da "Prima Volta! "



      E o Footlong desta semana será Itália:
     Molho de queijo, tomate confit, tomilho  e maionese de manjericão.




     Este não tem como perder, não é?  











Nenhum comentário:

Postar um comentário