domingo, 29 de novembro de 2015

Hot Dog Argentino



ARGENTINA




      Argentina,oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população. É o oitavo maior país em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola.
      O mais antigo registro de presença humana na área atualmente conhecida como Argentina é datada do período Paleolítico. A colonização espanhola iniciou-se em 1512.
     A Argentina tem um histórico de muitas revoluções como: Revolução de Maio, Revolução de 43 ( golpe militar ) e Revolução Libertadora ( período de ditadura militar que governou a Argentina após derrubar o presidente Juan Domingo Perón ), Guerra suja,  e quem viveu nos anos 80 deve lembrar da Guerra das Malvinas. Começou em 1982 contra o Reino Unido, disputando a soberania das Ilhas.
 Lembro de ficar escutando no rádio as notícias e louca de medo que sobrasse pra gente aqui no Brasil.

   A Argentina é o país mais visitado da América do Sul e o quarto mais visitada da América.
   Tem uma rica história literária, alguns exemplos são Júlio Cortázar, Jorge Luis Borges, Ernesto Sabato, Esteban Echeverría, Maria Elena Walsh, etc.
   A indústria cinematográfica também tem grande importância, é criado cerca de 80 filmes de longa-metragem por ano. Exemplo disso foram os  Oscar de melhores filmes estrangeiros,  um em 1986 em "A História oficial " e  em 2009 com o filme " O segredo dos seus olhos".



 Buenos Aires é uma das grandes capitais do teatro. O teatro Colón é um marco nacional de espetáculos de óperas e clássicos, sua acústica é considerada a melhor do mundo. Com sua cena de teatro, de calibre nacional e internacional, a Avenida Corrientes é um sinônimo de arte. A Avenida é referida como " a rua que nunca dorme" e por vezes considerada a "Broadway" de Buenos Aires.









  O tango é o símbolo musical da Argentina. A idade de ouro do tango foi entre 1930  a meados de 1950, inspirou-se no Jazz e no Swing nos Estados Unidos. Dentre estes artistas estão, Carlos Gardel ( ator e cantor de tango Argentino), o virtuoso bandonéon Astor Piazolla que popularizou o novo tango e ainda tem o neo-tango que é um fenômeno  global com grupos de renome como Tanghetto, Bajofondo e Gotan Project.



  Na gastronomia além de muitas massas,(originário dos seus também  descendentes Italianos ), salsichas e pratos de sobremesa comuns na Europa continental, os Argentinos apreciam uma grande variedade de criações de povos indígenas e crioulos, que incluem Empanadas, Locro (mistura de milho, feijão, carne, bacon, cebola e abóbora ), Humita e Erva- mate, todos pratos originalmente indígenas, esta última considerada a bebida nacional da Argentina. Também incluem o Chorizo, doce de leite, alfajor.
  A carne bovina é de um alto teor de qualidade e sabor. Os Argentinos são os maiores consumidores de carne vermelha do mundo.




A indústria do vinho Argentino, é uma das maiores fora da Europa. O país é o quinto maior produtor de vinhos do mundo com um dos mais altos consumos anuais per capita de vinho. Mendoça responde por 70% da produção vinícola total do país.

Sendo assim, nosso Footlong Hot Dog desta semana será inspirado na Argentina.
Pão, salsicha,  maionese especial, chimichurri e uma salsa criolla.



Footlong Hot Dog Argentino



Nenhum comentário:

Postar um comentário