sexta-feira, 29 de agosto de 2014


Frida Kahlo


Quem me conhece sabe o quanto sou admiradora e apaixonada pela história e pelas telas da artista Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, mexicana, filha de Guilhermo Kahlo de descendência Alemã e filha de Matilde Gonzalez, de descendência indígena e espanhola. Uma vida de acontecimentos trágicos, sofridos, de muitos renascimentos e que claramente conseguimos perceber em suas pinturas.
Uma mulher guerreira e pensamentos profundos.
Teve um único amor em sua vida chamado Diego Rivera, um amor desses que chamamos de " AMOR BANDIDO ". Um relacionamento tempestuoso e marcado por brigas violentas. Foram casados, se separaram, Frida casou-se novamente, teve outro casamento complicado e acabou voltando para Diego sua grande paixão.
Nos últimos anos de sua vida voltaram a morar na casa de seus pais, hoje conhecida como " A casa Azul", onde construi uma nova casa ao lado. Essa casa era ligada à outra por uma ponte. Encontravam-se na casa dele ou dela nas madrugadas para se amarem.
Frida foi encontrada morta em 13 de julho de 1954, a causa da morte foi decorrente a uma forte pneumonia.

Mas Frida tinha uma outra paixão além da pintura, adorava cozinhar e sempre fazia banquetes para os amigos.
Entre os objetos pessoais de Frida Kahlo havia um livro preto chamado" Livro da Erva Santa". Eram receitas culinárias para serem preparadas nos dias dos mortos. Segundo a tradição, no dia 2 de novembro os mortos tem permissão para visitar a terra. Para recebe-los se monta um altar com pães, doces, fotos, incensos, caveiras de açucar, velas para iluminar o caminho e os pratos prediletos dos falecidos.

O  livro " O segredo de Frida Kahlo ", narra a vida da artista e possui muitas receitas desse Livro da Erva Santa, é uma mistura de realidade e ficção.
Infelizmente este livro sumiu no dia que ele seria exibido pela primeira vez no monumental em homenagem a Frida no Palácio de Belas Artes, localizado na Calle de Londres, no bonito bairro de Coyoacán.
O " Livro da Erva Santa " continua desaparecido.



" Por acaso, agora, o verde pasto faz você lembrar da melancia, o sangue lhe lembra as cerejas, e a felicidade contagiante de uma tarde lhe lembra um doce de mel? ", perguntou Frida. "


Livro O segredo de Frida Kahlo
Francisco Haghenbeck, é considerado um dos melhores escritores revelados na América Latina nos últimos anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário